domingo, 20 de novembro de 2016

AS INCURSÕES MONÁRQUICAS LEVARAM-ME A CHAVES...



Em 2010 fui convidado pelo comandante do Regimento de Infantaria 19, de Chaves, para fazer uma conferência sobre as incursões monárquicas, no dia da unidade, a 26 de Março.
Estranhei o convite, uma vez que eu não conhecia o coronel Barbosa, mas ainda assim aceitei.
Encontrei agora um apontamento que escrevi na época, já depois da conferência, uma espécie de nota final. A conferência, que nunca viu a luz do dia, vou publicá-la aqui em várias partes, o apontamento segue agora:


Publicidade às comemorações
do Regimento de Infantaria 19
“A conferência

Passados quase cem anos, cheguei a Chaves pela auto-estrada.Vou falar, numa conferência pública, das incursões monárquicas de 1912.

Depois da refrega, o coronel recomendou no seu relatório que se terminasse a estrada de Vidago a Chaves, pois parecia impossível como há tanto tempo estava por concluir! Ninguém o ouviu.

Passado o susto, ficaram os heróis (se ao menos algum tivesse morrido!). Mas não, a República teve que contentar-se com heróis vivos. Nesse caso, melhor foi que fossem incógnitos, todo o povo, toda a gente, todos os flavienses – os defensores de Chaves! Ainda hoje existem!

Quando fiquei só, em frente de uma sala cheia, eu vi-os sentados naquelas cadeiras! Eles orgulham-se de terem defendido a sua terra. Fizeram-se todos republicanos! Porque uma coisa é lutar por ideias, outra é querer impô-las de armas na mão! Em Chaves, a monarquia é uma má lembrança.

A sala cheia da biblioteca pública confirmou-o! Eu falei da República e de como ela renasceu em Chaves. De como os republicanos precisavam do exército para se construir, de como Chaves se transformou no símbolo republicano de afirmação dos seus ideais. Os aplausos que recolhi disseram-me como lhes toquei na alma. Chaves fez a República e a República fez Chaves.

Mas a verdade é que só a Europa, de que também falei, é que construiu a auto-estrada que me levou de Lisboa até lá.

Também falei de Espanha. Na resposta, o autarca da cidade fez-me saber que Chaves e Verin vão construir uma cidade transfronteiriça. Sem medos, mas afirmando a diferença.

Ainda bem que passaram quase cem anos!”


A conferência irá em quatro partes…


Sem comentários:

Enviar um comentário